O que é uma cozinha colaborativa e como ela ajuda a economizar?

O que é uma cozinha colaborativa e como ela ajuda a economizar?

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em saber o que é uma cozinha colaborativa. Essa tendência, já presente em diversos países, vem se mostrando como uma ótima alternativa para quem pretende iniciar no ramo da gastronomia, mas ainda não dispõe de todo o capital necessário para criar seu próprio negócio.

A flexibilidade oferecida pela cozinha colaborativa, muito semelhantes aos espaços tradicionais de coworking, atrai cada vez mais pessoas interessadas.

Além de possuir custos operacionais mais baixos que o modelo tradicional de restaurantes, a possibilidade de divulgar seu trabalho para públicos diferentes também é um fator de decisão para quem quer empreender na área.

Cozinhas colaborativas servem também como laboratório para que os chefs testem suas receitas antes de grandes aportes de dinheiro em um modelo convencional.

Mas não é só isso: uma cozinha compartilhada também pode ser utilizada para fazer um evento gastronômico ou uma festa.

Portanto, se você está pensando em como reduzir os custos do restaurante e ainda assim alcançar um público variado, a cozinha colaborativa pode ser a escolha perfeita para iniciar seu negócio gastronômico.

O coworking chegou para ficar

A proposta dos espaços de coworking é oferecer ambientes planejados e desenvolvidos para proporcionar uma melhora na produtividade dos profissionais autônomos que, além de aumentarem sua produção, também diminuem o isolamento decorrente do modelo de trabalho home office.

Estes ambientes favorecem, além do ganho de produtividade, uma boa forma de fazer novos contatos e aumentar o networking, afinal, num mesmo lugar encontram-se profissionais de diversas áreas e as necessidades que surgem com frequência podem ser resolvidas ali mesmo, na mesa ao lado.

No início, os espaços de coworking eram mais utilizados pelos nômades digitais e profissionais autônomos de vários ramos, principalmente das áreas de tecnologia, design e empreendedorismo, que utilizavam esses espaços para fugir das distrações dos cafés, normalmente o lugar escolhido por estes profissionais para realizarem seus trabalhos.

Com o aumento das empresas que possuem políticas de trabalho home office, esses espaços passaram a receber cada vez mais profissionais de outras áreas que antes eram obrigados a cumprir aquela rotina sufocante dos escritórios corporativos.

Hoje, é muito comum encontrar advogados, gestores de empresas e vendedores utilizando as dependências dos espaços de coworking nas grandes cidades, por exemplo.

E, assim como as mais diversas profissões, os chefs de cozinha também chegaram aos espaços de coworking, acrescentando um tempero extra nesse modelo de negócio.

O que é uma cozinha colaborativa?

A proposta da cozinha colaborativa é basicamente a mesma dos espaços de coworking convencionais: oferecer um espaço com toda a estrutura necessária para que profissionais da área ou pessoas interessadas possam exercer suas atividades da melhor forma possível.

Uma cozinha colaborativa reduz significativamente os custos de um restaurante convencional

O alto investimento inicial necessário para quem quer empreender na área de alimentação é um fator que acaba inviabilizando centenas ou até milhares de boas ideias no ramo da gastronomia.

Os custos para abertura de um restaurante ou cozinha profissional, incluindo compra de equipamentos, despesas com estoques, aluguel do ponto, mobiliário, manutenções e reformas, licenças de funcionamento e contratação de funcionários podem chegar facilmente aos R$ 150.000.

Por este motivo, o modelo de negócio das cozinhas colaborativas ganha cada vez mais adeptos.

Nestes espaços, você paga pelo tempo que vai utilizar o espaço, tendo à disposição toda a estrutura de uma cozinha profissional sem necessidade de investir uma grande quantia de dinheiro sem nem mesmo saber se seu negócio realmente dará bons resultados financeiros.

Mesmo os chefs que possuem capital disponível para investir no modelo tradicional de restaurantes utilizam a cozinha colaborativa para testar suas receitas ou fazer eventos.

Festas e eventos sociais? Também!

Os espaços de cozinha colaborativa também podem ser utilizados por chefs amadores ou simplesmente pessoas interessadas em gastronomia que desejam cozinhar e preparar um jantar especial para os amigos em um ambiente idêntico ao de um restaurante.

Outros eventos sociais, como festas de aniversário e churrascos, também podem ser realizados em uma cozinha colaborativa, seja você o cozinheiro do dia ou não.

Conheça a Co. Kitchen, melhor cozinha compartilhada de São Paulo

Agora que você já sabe o que é uma cozinha compartilhada, chegou a hora de conhecer o espaço mais bacana de São Paulo, a Co. Kitchen.

Além da ótima localização na Zona Sul de São Paulo, a estrutura da Co. Kitchen pode acomodar confortavelmente até 50 pessoas em ambiente interno e externo que conta com espaço climatizado, cooktop, adega e muito mais.

Que tal conferir nossa galeria de fotos de eventos com algumas das coisas mais incríveis que já aconteceram por aqui?

Aproveite para entrar em contato e garantir sua reserva. Você escolhe a data, o horário e a modalidade do aluguel para agendar nosso espaço pelo período desejado.

Venha visitar a Co. Kitchen e viva essa experiência única!

Formada em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e MBA em Banking, trabalhei por 8 anos em um bar universitário, depois passei 18 anos no mercado corporativo, especialmente em instituições financeiras. Mãe de duas lindas meninas, em 2016 mudei de carreira e fundei a Co. Kitchen, uma cozinha compartilhada criada para atender eventos corporativos e sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*