4 dicas essenciais de como reduzir os custos de um restaurante

4 dicas essenciais de como reduzir os custos de um restaurante

Reduzir os custos de um restaurante é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo do negócio.

Em um mercado competitivo, controlar as despesas pode ser a chave para aumentar a lucratividade sem comprometer a qualidade dos serviços.

Neste artigo, a Co. Kitchen apresenta quatro dicas essenciais que ajudarão você a otimizar seus gastos e manter o equilíbrio financeiro do seu restaurante.

4 dicas essenciais para você reduzir os custos de um restaurante

1. Reduza seus estoques

Estoque parado significa dinheiro parado. Se você é um empresário que dá real valor ao seu dinheiro, a última coisa que você deseja é ficar com dinheiro parado, quando poderia investir essa quantia em outras frentes.

Muitos empresários direcionam seus esforços para atrair novos clientes para seus estabelecimentos.

Porém, em muitos casos, uma boa análise dos materiais estocados pode revelar verdadeiras torneiras abertas, por onde escoa parte considerável do dinheiro investido no negócio.

Será que você realmente precisa ter todo esse estoque?

Ao se fazer essa pergunta, automaticamente, muitas possibilidades surgirão para diminuir o tamanho deste problema.

Analise suas vendas nos últimos meses e você verá que alguns produtos têm mais saída do que outros.

Repensar o cardápio também pode ser uma alternativa interessante, já que pratos que têm baixa procura podem ser substituídos por outros que utilizem os mesmos ingredientes e que agradam mais o público.

Faça um levantamento desses itens e veja quanto dinheiro você tem estocado.

Além do impacto financeiro, o controle de estoques também reduz consideravelmente o desperdício de alimentos. Pense nisso!

2. Utilize um sistema informatizado para controlar seus estoques

Para facilitar o trabalho de controle dos estoques, a utilização de sistemas informatizados é altamente recomendada. Esse controle eletrônico proporciona muito mais agilidade e flexibilidade na hora de gerenciar o estabelecimento.

Hoje, existem diversas plataformas de controle de estoque desenvolvidas especificamente para restaurantes.

Algumas empresas oferecem softwares em versões gratuitas, que você pode utilizar para saber se atendem às suas necessidades antes de contratá-los.

3. Negocie com seus fornecedores

Os fornecedores são um elo muito importante em um empreendimento, seja ele qual for.

Quando falamos sobre reduzir os custos de um restaurante, um bom relacionamento com seus fornecedores pode proporcionar vantagens excelentes que vão impactar diretamente no resultado do seu negócio.

Fornecedores não se resumem apenas a preços. Por exemplo, é possível negociar o volume de entregas e receber o seu pedido uma vez por semana, não mensalmente. Isso diminui o tempo de giro do seu estoque, ou seja, o dinheiro fica menos tempo parado.

Use a criatividade e jogue limpo com seus fornecedores. Você precisa dos produtos e eles precisam de pedidos.

4. Atenção aos pequenos gastos para reduzir os custos de um restaurante

Preste atenção em todos os detalhes.

Pode não parecer importante, mas algumas pequenas atitudes podem ajudar a reduzir os custos de um restaurante de forma bastante significativa. Fique em alerta se você notar:

  • Uso descontrolado de materiais de limpeza;
  • Torneiras abertas;
  • Vazamentos em equipamentos;
  • Luzes acesas sem necessidade;
  • Aparelhos fora de uso ligados na tomada.

Esses pequenos descuidos, que ocorrem diariamente na maioria dos estabelecimentos, devem ser tratados com a mesma importância dos pontos abordados anteriormente.

Para que haja um melhor aproveitamento dos materiais, é necessário que todos os funcionários estejam cientes da importância dos pequenos gastos no dia a dia.

Muitos administradores não se sentem confortáveis em abrir certos custos para a equipe. No entanto, quando a equipe é envolvida e toma conhecimento da sua importância para o bom andamento do negócio, automaticamente se sente mais responsável por cada detalhe.

Acredite: o poder de um time motivado é imenso. Incentive isso!

Aproveite e conheça a Co. Kitchen, uma cozinha compartilhada em São Paulo que é uma excelente opção para quem ainda não tem um espaço próprio, mas deseja cozinhar, testar pratos, dar cursos, gravar vídeos ou fazer eventos.

Que tal conferir nossa galeria de fotos de eventos com algumas das coisas mais incríveis que já aconteceram por aqui?

Formada em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e MBA em Banking, trabalhei por 8 anos em um bar universitário, depois passei 18 anos no mercado corporativo, especialmente em instituições financeiras. Mãe de duas lindas meninas, em 2016 mudei de carreira e fundei a Co. Kitchen, uma cozinha compartilhada criada para atender eventos corporativos e sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*